Nenhum
torcedor do Fortaleza, nem o mais otimista, imaginaria que em um
período de dez anos o clube conquistaria tantos títulos. Antes, em toda a
história do Estadual, apenas em duas situações um time dominou
praticamente uma década inteira. O próprio Fortaleza na década de 1920 e
o Ceará na de 1990. Mas a hegemonia do Leão do Pici na década de 2000
se iniciou de forma inesperada e dramática.
Fortaleza fechou os anos 2000 com a conquista do tetra frente ao Ceará Foto: Kiko Silva
O Ceará vinha de um tetracampeonato e toda a diretoria se reuniu para assegurar até então o penta, algo conseguido pelo Alvinegro somente na Liga Metropolitana de Futebol. Para não dar chances ao rival em 2000, o então presidente Eulino Oliveira firmou parceira com o Banco Icatu Hartford e montou um time forte. Assim, a base do Vovô tinha Jéfferson no gol, Claudinho Baiano e César na meia e no ataque Alex Mineiro e Reinaldo.
Já o Fortaleza atravessava uma crise financeira e uma escassez de títulos que durava sete anos. A última vez que o Tricolor passara tanto tempo sem ganhar taças foi entre os anos de 1975 e 1981. Apesar das dificuldades financeiras, a crise foi driblada graças à união da alta cúpula tricolor. Além da ajuda de dirigentes, o clube contava com o Banco do Leão, ideia do então dirigente Silvio Carlos.
O banco arrecadava fundos para alavancar o clube e a torcida, carente de títulos, chegou junto. A cada jogo era uma decisão e os torcedores sempre lotavam os estádios.
"Baixinho" Clodoaldo fez história no Fortaleza. Com ele em campo, o Leão do Pici foi campeão em 2000, 2001,2003,2004 e 2005. O atacante é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 126 gols Foto: Divulgação
Apesar de um bom primeiro turno, o Fortaleza vacilou e foi desclassificado nas semifinais pelo Juazeiro em pleno estádio Presidente Vargas. Parecia que o drama iria persistir por mais tempo. Mas o Leão se concentrou e levou o segundo e terceiro turno, levando a vantagem do empate para a grande final.
Fim do tabu
O Estádio Castelão estava em obras. Depois de muitas reuniões entre dirigentes, a Federação Cearense de Futebol decidiu realizar a partida em Sobral. Sendo assim, no dia 16 de julho de 2000, as duas equipes entraram no gramado do Junco para decidir o título. O Fortaleza era favorito devido à melhor campanha, mas o Vovô não estava para brincadeira. Melhor em todo a primeira etapa, o Ceará não perdeu tempo e marcou aos 16 minutos com João Marcelo.
Na volta do intervalo, o Fortaleza esteve melhor. Jaime entrou no posto de Ronald e Carlinhos na vaga de Denilson. O Leão melhorou em campo e começou a pressionar. A torcida alvinegra estava apreensiva e sonhava com o pentacampeonato. Já a do Fortaleza parecia se conformar com mais um ano sem títulos. Mas veio o gol. Aos 36 minutos, houve um bate rebate dentro da pequena área alvinegra. Jéfferson defendeu no reflexo e a bola sobrou para Daniel Frasson. O volante não pensou duas vezes e com um chutaço empatou o jogo para o Tricolor. Gol do Fortaleza! Após o apito final do árbitro Luciano Almeida, a torcida invadiu o campo e foi comemorar o título de 2000.
Durante a década de 1990, o Ferroviário, que tinha na direção do clube Clóvis Dias, conquistou de forma épica os certames de 1994 e 1995 Fotos: Divulgação
Construção da conquista
Em 2001 o Fortaleza conquistou o bicampeonato sem nenhum problema. Venceu o 1º turno invicto e no 2º derrotou o Ceará na final por 3 a 1 levando o título arrastão. No ano seguinte, parte do time campeão foi desfeito e o time do Pici deixou escapar o tri.
Mas o Leão conquistaria outro tricampeonato, o segundo de sua história, em 2003, 2004 e 2005. Perdeu o tetra para o Ceará em 2006, mas em 2007 começava a desenhar a tão sonhada conquista após vencer o Icasa na grande final por 1 a 0.
Em 2008, com o rival em crise, o Tricolor mais uma vez se tornou campeão. Derrotou novamente o Icasa nas duas partidas finais (2 a 0 no Romeirão) e (4 a 2 no Castelão).
Ceará aproveitou a má fase do Fortaleza e praticamente mandou na década de 1990. Fechou o período com mais um tetra, em 1999, em cima do Juazeiro
No certame de 2009, mais uma vez, Ceará e Fortaleza estavam frente a frente na final. E com o goleiro Douglas em dia inspirado, pegando tudo, o Tricolor arrebataria o tricampeonato.
Em 2010, após vencer o 1º turno, o Leão viu seu maior rival conquistar o segundo. O Vovô, por sinal, estava na Série A, mas mesmo assim o Leão, que já estava na "C", venceu o primeiro jogo por 1 a 0. Na partida de volta vitória Alvinegra (2 a 1). Nos pênaltis, brilhou a estrela de Fabiano e o Fortaleza fechava a década com chave de ouro.
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário