No sábado (22), Ceará e Fortaleza decidem o Campeonato Cearense de 2025, com vantagem do empate para o Vovô após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no último dia 15. Para o Leão, só uma vitória por 2 gols de diferença para ser campeão ou por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
E no Clássico-Rei, sair na frente em uma decisão do Campeonato Cearense em dois ou 3 jogos é praticamente certeza de título. Foram 13 decisões assim e em 12 delas, quem venceu o 1º jogo foi campeão:
- O Leão ganhou 8 (1959, 1974, 2009, 2010, 2015, 2019, 2020 e 2023)
- O Ceará ganhou 4 (1971, 1986, 2006 e 2018).
Vale lembrar só são contabilizadas Finais de Campeonato, seja em dois ou 3 jogos. Não entram na conta finais de turno que deram o título estadual para um dos lados.
Ou seja a história do Clássico-Rei conta que é raro uma reversão de vantagem, com o campeão geralmente tendo vencido o jogo de ida. Ou seja, é um ponto positivo para o Ceará na manutenção da vantagem e um tabu a ser quebrado pelo Fortaleza.
.jpeg?f=default&$p$f=4b231fd)
A única vez
A única vez que uma vantagem foi revertida por quem perdeu o 1º jogo, foi em 1975, quando o Ceará foi campeão, portanto, há 50 anos. Na ocasião, o Vovô perdeu por 2 a 0 no 1º jogo e devolveu o placar no jogo de volta, sendo campeão por ter melhor campanha.
O técnico do Vozão era Caiçara, e o time foi campeão com o elenco composto por Vander; Roberto, Lineu, Geraldo e Valdecir; Edmar, Zé Eduardo, Serginho Amizade; Mano, Moisés e Dá Costa.
O Leão, treinado por Laerte Dória, jogou a decisão com os jogadores Cícero; Aloísio, Hamilton Ayres, Ozires e Roner; Chinesinho, Zé Maria Paiva, Zé Carlos e Amilton Melo; Haroldo e Geraldinho.
Ou seja, esqueça que 'nada se decide no 1º jogo', uma vitória ajuda muito a encaminhar um título. Portanto, Vovô e Leão precisam muito se atentar para este dado, muito relevante para a decisão.
Decisões entre Ceará x Fortaleza com vencedor no jogo de ida:
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário