A Série B do Campeonato Brasileiro de 2026 sofreu uma mudança profunda no formato, com incremento de um mata-mata nos pontos corridos. Diferente das edições da última década, o torneio mantém as 38 rodadas, mas classifica seis times para uma nova fase: os dois melhores se classificam direto à Série A, enquanto o 3º encara o 6º e o 4º enfrenta o 5º em duelos de ida e volta.
A mudança foi validada em reunião do Congresso Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde desta quinta-feira (5), com encontro realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O presidente João Paulo Silva, do Ceará, e o CEO Pedro Martins, do Fortaleza, além de membros da Federação Cearense de Futebol (FCF) comparecerem ao evento.
Na ocasião, a entidade questionou inicialmente se os participantes desejavam mudar ou manter o formato da disputa - com o Leão votando pela manutenção, enquanto o Vovô optou pela alteração. Já no 2º momento, a CBF ofereceu dois formatos de disputa, e os representantes cearenses ficaram em lados diferentes na votação de novo: o Ceará escolheu ter dois playoffs, que foi a alternativa vencedora, enquanto o Fortaleza optou por apenas um, que não venceu.
Em tempo: a Série B também não sofrerá uma pausa no calendário durante a Copa do Mundo da Fifa. O evento ocorre entre os dias 11 de junho e 14 de julho e vai parar a Série A. Outro detalhe é a chance de existir um Clássico-Rei valendo vaga na 1ª divisão caso os clubes não fiquem nas duas primeiras colocações.
Propostas CBF para mudança da Série B de 2026
Proposta 1 (opção escolhida pelo Ceará que foi aprovada)
- 3º colocado geral x 6º colocado geral
- 4º colocado geral x 5º colocado geral
- Partidas de ida e volta para definição do acesso
- Melhor campanha decide em casa
Proposta 2 (opção escolhida pelo Fortaleza)
- 4º colocado geral x 5º colocado geral
- Partidas de ida e volta para definição do acesso
- Melhor campanha decide em casa
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.

Nenhum comentário:
Postar um comentário