A temporada de 2020 chega ao fim para o torcedor do Fortaleza com reflexões sobre o desempenho da equipe na Série A. Dos pontos de análise, um setor merece destaque: a defesa. O Leão fecha o ano com a 3ª melhor do torneio, com 25 gols sofridos em 27 jogos.O Palmeiras, vale ressaltar, recebeu o mesmo número de tentos, mas soma uma partida a mais. Logo, tem um setor menos eficiente que o Tricolor: tem média de 0,96 tentos por jogo contra 0,92 do Pici.Os melhores no quesito são: Grêmio e São Paulo, ambos com 22. A liderança do ranking é do time paulista por atuar mais vezes.
Os números apresentam uma evolução do plantel tricolor. Em 2019, o Fortaleza fechou a Série A com a 5ª pior defesa: 49 gols em 38 confrontos. Comparando o desempenho após a 27ª rodada da última temporada, os índices também melhoraram - na época, foram vazados 37 vezes.
Ouça o podcast 'FortalezaCast':
Powered by RedCircle
Estratégia
A formação desenvolvida pelo então técnico Rogério Ceni foi montada no esquema 4-4-2 e tinha uma equipe compacta e pronta para o contragolpe, em filosofia mantida por Marcelo Chamusca.
O conceito requer marcação de todos desde o ataque, com pressão inicial em bloco baixo. A adaptação de peças como Tinga e Gabriel Dias na direita facilita o coletivo.

Pela manutenção da estrutura, o comportamento tricolor não mudou frente ao Flamengo no empate do último sábado (26). Assim, o Leão explorou a primeira linha rubro-negra e garantiu 11 finalizações no decorrer do confronto.
“Essa formação pode ser repetida com alternância de jogador, levando em consideração o adversário. Nosso trabalho é manter a boa organização defensiva e melhorar na transição”, disse Chamusca.
Durante o trabalho, no entanto, o treinador enfrentou sequência de baixas importantes como a dupla Roger Carvalho e Quintero. Os zagueiros tratavam lesões no departamento médico e foram baixas.
Cenário
Apesar da sequência de cinco partidas sem vitórias no Brasileiro, a equipe garantiu a mesma pontuação (31) do fechamento da 27ª rodada de 2019.
Contra o Sport, próximo compromisso, em 6 de janeiro, o Fortaleza tem um confronto direto para se afastar do Z-4. Apenas dois pontos distanciam o time pernambucano (15º) do tricolor (14º).
“Temos tudo para se dedicar, melhorar, e buscando um ou três pontos fora de casa (com o Sport), vamos crescer e ganhar confiança”, afirmou o goleiro Felipe Alves.
Jornal Central Quixadá é o Blog Oficial do Radialista Gomes Silveira no Sertão Central. Participe através do telefone e Whats App - Telefone CLARO (88) 994592448 TIM (88) 998602540 Email : centralquixada@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário