segunda-feira, 7 de agosto de 2017

10 jogos com Chamusca: com 63% de aproveitamento, treinador traz organização, estabilidade e leva Vovô ao G-4

Depois de 17 rodadas tentando, o Ceará conseguiu entrar no G-4 da Série B do Brasileiro após a vitória por 3 a 1 sobre o Criciúma, na 18ª rodada. Contra o ABC, nova vitória, por 1 a 0 fora de casa, resultado que fez o Alvinegro encerrar o 1º turno dentro do grupo de acesso da competição. Ter conseguido isso foi fruto da evolução tática, física e ofensiva que o time adquiriu após a chegada do treinador Marcelo Chamusca e sua comissão técnica.

A partida contra o ABC foi a 10ª de Chamusca no comando Alvinegro. Foram seis vitórias, um empate e três derrotas. Um total de 15 gols marcados e oito sofridos. Aproveitamento de 63,3% dos pontos disputados, melhor que o do líder América-MG, que tem 63,2%.

O treinador assumiu o time na 12ª posição e levou para a 3ª - podendo cair para 4ª se o Vila Nova vencer o Londrina nesta segunda-feira, 7.

Mais que vitórias e posições, Chamusca fez o Ceará ganhar uma identidade. Não de definição de 11 jogadores titulares, pois, como ele mesmo diz, gosta de escalar a equipe de acordo com as características do adversário. Um atleta que foi titular contra o líder América-MG fora de casa não necessariamente começará jogando contra o lanterna Náutico em casa, por exemplo. E isso tem sido um motivador para o elenco. Quem está jogando não pode se acomodar.

A identidade em questão remete a um time mais organizado e bem distribuído em campo, com alternativas de jogadas ofensivas e que tenta - nem sempre consegue, mas tenta - praticar um futebol moderno, baseado nos conceitos do treinador, com toque de bola, mobilidade, aproximação, ocupação de espaços, intensidade, infiltrações e variações táticas. Isso fica visível quando o time ataca ou está sendo atacado. Em uma mesma partida, é nítida a alternância de esquemas, principalmente entre 4-1-4-1 e 4-2-3-1, os preferidos do técnico.

Conseguiu ainda estabilidade, coisa que o Vovô não tinha. Era um time que oscilava muito, alternando sempre entre vitórias e derrotas, e agora, após três vitórias seguidas, parece ter encontrado a solidez necessária para brigar na parte de cima.
 
O trabalho não é perfeito, está no começo e pode melhorar ainda mais. Mas é visível que após a chegada do treinador, o rendimento subiu e manter o trabalho que está sendo feito é o caminho para alcançar o objetivo ao fim da temporada. 

DESEMPENHO FORA DE CASA
O Ceará detém o 3º melhor desempenho como visitante na Série B. E muito se deve à maneira como o time tem se postado jogando fora de casa após a chegada de Chamusca. O treinador comandou o time cinco vezes fora de casa, com três vitórias, um empate e uma derrota.

EVOLUÇÃO OFENSIVA
Um dos principais méritos de Chamusca está na evolução ofensiva. Ele conseguiu melhorar o rendimento do ataque do time, que antes era pouco criativo e passou a ser mais eficiente, criando e convertendo mais oportunidades de gol. É possível ver um time que tem maior repertório ofensivo, com ataques pelos dois flancos, infiltrações pelo meio, jogadas aéreas e melhor aproveitamento na bola parada. Fez a média de gols do time crescer 50%.

ELENCO NA MÃO
Um dos trunfos de Chamusca no Ceará tem sido a gestão do elenco. O treinador deixa claro que baseia suas escolhas na meritocracia. Joga quem está em melhor momento. Prova disso é que medalhões como Magno Alves, Ricardinho e Richardson já ficaram no banco para outros atletas que, na avaliação do treinador, estavam em melhor condições para determinada partida.

COMPARAÇÃO COM GIVANILDO
Givanildo Oliveira comandou o Ceará em oito jogos na Série B, e todos os principais números melhoraram depois que Chamusca chegou.

GIVANILDO
JOGOS: 8
VITÓRIAS: 3
EMPATES: 2
DERROTAS: 3
GOLS MARCADOS: 8
GOLS SOFRIDOS: 8
APROVEITAMENTO: 45,8%
PONTOS: 11 conquistados de 24 disputados

CHAMUSCA
JOGOS: 10
VITÓRIAS: 6
EMPATES: 1
DERROTAS: 3
GOLS MARCADOS: 15
GOLS SOFRIDOS: 8
APROVEITAMENTO: 63,3%
PONTOS: 19 conquistados de 30 disputados

OS 10 JOGOS DE CHAMUSCA NO CEARÁ
Ceará 3 x 0 Oeste
Paraná 1 x 0 Ceará
Figueirense 0 x 2 Ceará
Ceará 0 x 2 Internacional
Ceará 2 x 0 Juventude
Guarani 2 x 2 Ceará
Ceará 0 x 1 Goiás
Paysandu 1 x 2 Ceará
Ceará 3 x 1 Criciúma
ABC 0 x 1 Ceará

FONTE :; O POVO
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WAT SAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário