O médico roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25). Candidato único no pleito, ele foi aclamado presidente e ocupará o cargo que até então era de Ednaldo Rodrigues. É o 11º nome na presidência, entre interventores e interinos.
Nas eleições participaram 25 Federações, 11 clubes da Série A e 10 clubes da Série B. Samir Xaud foi eleito juntamente com 8 vices-Presidentes, assim como o novo Conselho Fiscal.
O Fortaleza, em protesto, não participou da eleição. O Ceará, representado pelo seu presidente, João Paulo Silva, esteve no pleito. A Federação Cearense de Futebol (FCF), representada por Mauro Carmélio, esteve na eleição.
Ele, que recebeu votos de 26 federações e 20 clubes, assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029. Apesar de ser candidato único, Xaud não conseguiu unanimidade de votos. Foram 103 votos de um total de 141 possíveis.
Xaud obteve o apoio de 25 federações e de dez clubes, o que inviabilizou qualquer outra candidatura, conforme rege o estatuto da CBF. Os últimos dias foram de movimentações nos bastidores no que diz respeito a apoios e protestos sobre o novo presidente.

QUAIS CLUBES APOIAM SAMIR XAUD? QUAIS SÃO CONTRA?
Clubes presentes:
Série A (10): Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória
Série B (10): Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda
CLUBES QUE NÃO VOTARAM EM PROTESTO:
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport.
QUAIS FEDERAÇÕES APOIAM SAMIR XAUD? QUAIS SÃO CONTRA?
Quase todas as federações estaduais de futebol apoiam Samir Xaud como novo presidente da CBF. Apenas duas não declararam apoio ao médico: a de São Paulo (presidida por Reinaldo Bastos, que desejava ser candidato) e a de Mato Grosso.
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins estão ao lado de Xaud.
OPINIÕES DE CEARÁ E FORTALEZA SOBRE SAMIR
Do lado do Fortaleza, Marcelo Paz foi mais contundente em criticar a forma como o processo eleitoral está sendo conduzido. O clube chegou a se posicionar oficialmente e declarar apoio à candidatura de Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Por falta de apoio de mais federações, a chapa não foi registrada.
É um momento que a gente vê com muita atenção, mas também com tristeza. Um processo eleitoral, ao meu ver, muito rápido, sem tempo para discussão, [...] em uma semana, sem ter tempo de discussão de se achar um nome. Isso não é legal, não é bom. E os clubes ficaram muito fora desse processo. Respeitamos a outra candidatura, com todo respeito ao Samir, um jovem que busca o seu espaço, mas optamos pelo Reinaldo. Mas a discussão poderia ser mais ampla, quem sabe até ter um candidato único, mas com uma discussão ampla, com os clubes participando.
Paz reclamou que o futebol brasileiro tem sido decidido por “quem está no escritório e nunca pisou em um campo”, e não por dirigentes e pessoas que estão no dia a dia do esporte, como os ex-jogadores. Nas palavras do CEO, essa realidade está errada e os clubes não podem aceitar isso.
“A discussão tem que ser mais ampla, pelo bem do produto futebol brasileiro. Por que que isso está sendo decidido com tanta pressa? As instituições tem que ser respeitadas, valorizadas e participar desse processo de decisão do futebol brasileiro”, completou o CEO.
Do lado do Ceará, que também havia apoiado Reinaldo Bastos, João Paulo Silva foi mais contido nas palavras e preferiu destacar o desejo de que o novo presidente (que deve ser realmente Samir Xaud) tenha um olhar generoso para com as pautas dos times nordestinos, o que, nas palavras de João Paulo, era uma prática feita pelo ex-presidente, Ednaldo Rodrigues, afastado na última semana.
Os clubes fazem o espetáculo do futebol brasileiro. Uma seleção forte passa por uma confederação forte também. Espero que, assim como Ednaldo teve com os times do Nordeste, o próximo presidente tenha um olhar generoso aos pleitos principalmente dos clubes nordestinos.
“Tenho certeza que o presidente Mauro Carmélio, que sempre teve voz ativa na CBF, também vai estar bem presente nessa busca por melhorias. Esperamos e trabalharemos juntos por melhorias no futebol brasileiro”, completou o presidente alvinegro.
POLÊMICAS E NOVA ELEIÇÃO NA CBF
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF após decisão da Justiça, que investiga possíveis irregularidades na sua reeleição. Ele chegou a cogitar pedir um recurso para voltar ao cargo, mas recuou e desejou sucesso ao novo presidente.

Fernando Sarney, vice-presidente mais velho da entidade, foi nomeado interventor e convocou eleições para este domingo. A celeridade do processo gerou algumas críticas de clubes, que desejavam mais tempo para diálogo na busca por um nome de consenso.
O nome de Samir Xaud é avaliado como pouco expressivo no cenário nacional, por atuar na Federação Roraimense de Futebol, que não tem nenhum representante nas principais divisões. Ele havia sido eleito para assumir como presidente da federação em 2027.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário