O Fortaleza iniciou mal a partida, pagou caro e perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0, neste domingo (25), se aproximando da zona de rebaixamento na Série A de 2025. Na Arena Castelão, sob muitas vaias, o Leão foi superado com os gols de Kaio Jorge e Lucas Silva, no 1º tempo, e ainda sofreu com a expulsão do volante Pedro Augusto no 2º tempo, ampliando a crise e também a sequência sem vitórias na atual temporada para quatro partidas.
Com o resultado, caiu para a 16ª posição, com 11 pontos, uma colocação à frente do Z-4, que é aberto pelo Vitória-BA, com 9. Na sequência da rodada, caso o Juventude, vice-lanterna, com 8, vença o Bragantino, segunda (26), às 20h, em São Paulo, deixa o Fortaleza dentro da zona. Já o Cruzeiro segue no G-4 na tabela, em 3º, com 20.
O próximo compromisso no Brasileirão é domingo (1º), quando enfrenta o Flamengo, às 18h30, no Maracanã. Antes, no entanto, tem a Libertadores pela frente: quinta-feira (29), às 21h30, no El Cilindro, na Argentina, diante do Racing. No momento, o time de Vojvoda está na 2ª posição do Grupo E, com 8, enquanto os argentinos lideram com 10. Assim, o embate define se o Fortaleza chega nas oitavas de final ou termina em 3º, avançando então para a Copa Sul-Americana.
O jogo
A partida iniciou movimentada na Arena Castelão. Aos 3, o Cruzeiro mostrou as credenciais e colocou João Ricardo para trabalhar. O goleiro fez três defesas em sequência após finalizações de Kaio Jorge, duas vezes, e Willian. Já aos 7, Gabigol arrematou de longe e exigiu nova intervenção.
O panorama de pressão foi mantido, com o Fortaleza com muita dificuldade para sair da defesa. Aos 12, Gabigol fez lançamento para Marquinhos, que invadiu a área e chutou travado pela marcação. Aos 24, foi a vez de Christian aproveitar recuo errado e bater de calcanhar para uma defesa difícil.
O alto volume e o domínio em campo se transformaram em gol aos 34. Gabigol recebeu na grande área e escorou para Kaio Jorge, livre de marcação, chutar na saída do goleiro e abrir o placar: 0x1. Aos 40, foi a vez do volante Lucas Silva ampliar, driblando Diogo Barbosa e chutando no canto: 0x2.
Assim, o Fortaleza encerrou o 1º tempo sob vaias da torcida. Ao longo de toda a etapa, o Leão realizou apenas uma finalização, sem sequer assustar a meta adversária.

Na volta do intervalo, Vojvoda acionou Pedro Augusto, Mancuso e Pochettino. O time voltou com mais velocidade para tentar reduzir o prejuízo e se apresentou melhor com Pochettino, que experimentou chute da intermediária e assustou a defesa do Cruzeiro, que ensaiou o contra-ataque.
Aos 8, Pochettino cobrou falta e encontrou Tinga, que dominou na área e chutou mal, por cima. No minuto seguinte, o próprio meia argentino recebeu na esquerda, finalizou forte e mandou para fora. Depois, aos 18, foi Pikachu que arriscou da entrada da área e tirou tinta trave do arqueiro Cássio.
Para ampliar as oportunidades, Vojvoda também colocou Calebe no time no esquema 4-3-3. Aos 28, a melhor chance tricolor: Breno Lopes cruzou para cabeçada de Lucero parar em defesa espetacular. A resposta mineira foi aos 35, com Kaio Jorge arrancando e chutando para João Ricardo defender.
A reação leonina perdeu força a partir dos 38, quando Pedro Augusto recebeu o 2º amarelo no jogo e foi expulso, deixando o Fortaleza com 10 atletas em campo. Deste modo, o Cruzeiro passou a administrar mais o resultado e decretou a derrota da equipe cearense com gritos de "olé" da arquibancada.
ESCALAÇÕES
- Fortaleza | João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa (Mancuso); Pol Fernández (Pedro Augusto), Zé Welison (Calebe) e Martínez (Pochettino); Pikachu, Breno Lopes (Lucca Prior) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
- Cruzeiro | Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Murilo), Lucas Silva e Christian (Lautaro Díaz); Marquinhos (Bolasie), Gabigol (Eduardo) e Kaio Jorge (Kenji). Técnico: Leonardo Jardim
FORTALEZA 0X2 CRUZEIRO | FICHA TÉCNICA
- Competição: 10ª rodada da Série A de 2025
- Local: Arena Castelão
- Data: 25/05/2025 (domingo)
- Horário: 20h30 (de Brasília)
- Gols: Kaio Jorge aos 34' 1T (0x1) e Lucas Silva aos 40' 1T (0x2)
- Cartões amarelos: Pedro Augusto, Martínez e Gustavo Mancha (Fortaleza); Villalba (Cruzeiro)
- Cartão vermelho: Pedro Augusto e Gastón Liendo (Fortaleza)
- Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
- Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (SP)
- Assistente 2: Evandro de Melo Lima (SP)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário