ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI!

ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI!
TELEFONES: 88 34121595/88998602540/88988820918

quinta-feira, 16 de março de 2017

Profissão de risco - 112 técnicos deixam seus cargos no Brasil e NE lidera a lista

Vida de técnico de futebol não é nada fácil. Isto nem é mais novidade.
Mas, ao que parece, a situação destes profissionais no Nordeste é ainda mais complicada.
Levantamento doGloboEsporte.com mostra que nada menos do que 112 treinadores já deixaram seus cargos entre a pré-temporada e estes primeiros meses de temporada de 2017. A maioria foi por demissão mesmo, ainda que haja casos de acordos entre as partes e pedidos de demissão. O número que realmente chama a atenção, no entanto, é que de todos estes, nada menos do que 66 foram demitidos de clubes nordestinos.O índice é alto. Extremamente alto, na verdade. Nada menos do que 58,92% dos técnicos que perderam seus empregos comandavam clubes da Região Nordeste. E, no topo do ranking dos estados onde a profissão de técnico sofre com maior instabilidade, está a Paraíba, onde 12 profissionais já foram substituídos (numa média de um técnico substituído a cada rodada do Campeonato Paraibano de 2017).
Em nenhum outro lugar do país tantos foram demitidos em tão pouco tempo. No estado, apenas o líder Botafogo-PB mantém desde o início da pré-temporada o seu técnico Itamar Schülle (que, inclusive, é um dos raros treinadores de clube do país que permanece no cargo desde o início do ano passado). Na verdade, o lanterna do Paraibano, o CSP, também está sendo comandado desde o início da temporada por um mesmo nome, mas o caso do Tigre é atípico porque o técnico é também o presidente do Conselho Deliberativo, Josivaldo Alves, que a rigor é quem manda na agremiação. Neste caso, portanto, o empregador e o empregado são a mesma pessoa. E acaba que "não pode" ser demitido. Os outros oito clubes da primeira divisão paraibana já mudou de técnico ao menos uma vez, incluindo nesta lista o atual bicampeão paraibano, o Campinense.
Neto Maradona, treinador e taxista  (Foto: Reprodução / TV Paraíba)Neto Maradona é o quarto técnico do Paraíba no ano e, nas épocas de entressafra, se vira como taxista (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
No lado oposto, o Paraíba de Cajazeiras já acumula três mudanças. Começou a temporada sendo treinado por Jorge Luís, colocou no seu lugar Paulo Sales, depois mudou para Alexandre Duarte e por fim chegou a Neto Maradona. Este último, inclusive, é talvez o melhor exemplo para debater a instabilidade dos técnicos de futebol em seus clubes. Nos últimos tempos ele vem trabalhando também como taxista, justamente para minimizar os efeitos das incertezas inerentes ao cargo.
- Não mudei de profissão. Continuo sendo técnico. O táxi é apenas uma alternativa, uma opção que a gente precisa ter. Porque na nossa região, o campeonato é curto e as vezes você inicia um estadual, mas não termina. Aqui não tem como eu cair, aqui vou ser permanentemente o treinador da viatura – explicou o técnico/taxista logo quando começou na nova profissão, já preocupado com a “dança das cadeiras” da vida de treinador. 
Aqui não tem como cair, aqui vou ser permanentemente o treinador da viatura" 
Neto Maradona, técnico e taxista
A propósito, um dado curioso: as sete primeiras colocações do ranking de demitidos dos estados são compostos por unidades federativas nordestinas. Além da liderança paraibana, Sergipe e Bahia dividem a segunda colocação (10 mudanças de técnicos cada), Ceará aparece na quarta colocação (com nove mudanças), Rio Grande do Norte em quinto (sete mudanças) e Alagoas e Pernambuco dividem a sexta colocação (seis mudanças).
Dos nordestinos, aliás, apenas o Piauí (com quatro) e o Maranhão (com dois) não estão no topo da tabela entre os piores destinos para treinadores irem trabalhar.
Com relação aos clubes individualmente, dois chamam a atenção. Apenas o sergipano Amadense modificou quatro vezes os seus técnicos. Logo depois aparece o tal Paraíba, com três. São os dois únicos clubes do Brasil que realizaram mais do que duas mudanças ao longo do ano. No Amadense, inclusive, duas das mudanças aconteceram ainda na pré-temporada, antes mesmo da bola rolar.
Clériston usa muleta para se apoiar em campo (Foto: Osmar Rios / GloboEsporte.com)As trocas foram tantas no Amadense que, além das quatro mudanças de técnicos efetivos contabilizadas, até o zagueiro Clériston chegou a ser improvisado na função por um jogo (Foto: Osmar Rios / GloboEsporte.com)

O resto do Brasil
O levantamento toma como parâmetro os técnicos de clubes que estão jogando a 1ª divisão dos diferentes campeonatos estaduais Brasil afora. E, talvez por isso, a Região Norte possua tão poucas mudanças. Isto porque, dos sete estados, em apenas três o campeonato começou: Acre (quatro mudanças), Pará (três) e Rondônia (uma mudança).
MÉDIA DE TÉCNICOS QUE DEIXARAM SEUS CARGOS POR REGIÃO DO BRASIL:


NORDESTE - 7,33 por estado
CENTRO-OESTE - 4 por estado
SUDESTE - 3,25 por estado
SUL - 2,66 por estado
NORTE - 1,14 por estado
As outras mudanças aconteceram nas três regiões restantes. No Centro-Oeste aconteceram 16 mudanças; no Sudeste, 13; e no Sul, 8. 
Contando apenas os estados de fora do Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo aparecem com cinco mudanças cada, mas nenhum dos oito clubes grandes destes estados (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras) passaram por mudanças.
Com relação às regiões, inclusive, é bem verdade que elas têm diferentes números de estados, mas mesmo na média o Nordeste lidera com folga. Pois a média nordestina é de 7,33 mudanças por estado, enquanto que o Centro-Oeste, que aparece em segundo lugar de média, tem quatro mudanças por estado. Quase a metade. E como a média nacional fica em 4,14 mudanças de treinador por estado, o Nordeste é a única região que está acima dela. 
* Colaboraram Cisco Nobre, Geovanna Teixeira, Cadu Vieira, Duaine Rodrigues, Vilma Oliveira, Zeca Soares, Gustavo Pêna, André Roca, Diego Madruga, Thiago Barbosa, Fernando Vasconcelos, Bruno Alves, Daniele Lira, Sidney Novo, Elias Roma Neto, Fernando Araújo, Robson Boamorte, Roberto Leite, Jocaff Souza, Ruan Melo, Natacha Albuquerque e Denison Roma.
tabela, ranking de técnicos por estado (Foto: GloboEsporte.com)Os campeonatos de Tocantins, Amapá, Amazonas e Roraima ainda não começaram e nenhum técnico foi demitido nestes estados até o momento (Foto: GloboEsporte.com)

FONTE - G1
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário