terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

COPA DO NORDESTE - Fortaleza precisa de mais nove pontos na “Lampions”

O empate em 1 a 1 com o Altos, no Piauí, complicou o Fortaleza na tabela da Copa do Nordeste. Reclamações com arbitragem e gramado à parte, o Tricolor terminou a segunda rodada na terceira posição do Grupo B, cujo líder é o Bahia. Com dois empates até aqui, um em casa
e outro fora, o Leão do Pici terá que buscar pontos fora de casa e não tem mais o direito de vacilar diante da sua torcida. O Fortaleza ainda jogará com Moto Club e o próprio Altos no Castelão.
Com apenas 2 pontos conquistados, o time de Hemerson Maria precisaria ganhar, pelo menos, mais 8 dos 12 ainda em disputa. Com isso, terminaria a fase de grupos com 10 pontos, que deveria ser o bastante para levá-lo ao mata-mata. A meta, no entanto, tem que ser 11 pontos, ou seja, conquistar mais 9, para eliminar qualquer chance de ser eliminado na fase de grupos, o que nunca aconteceu desde que a Copa do Nordeste voltou a ser disputada, em 2013. Desde então, o Tricolor sempre passou para o mata-mata, e sempre em segundo lugar de seu grupo. Em 2013, fez 10 pontos e terminou atrás do Sport. Em 2015, somou 11, terminando atrás do Ceará. E, no ano passado, ficou novamente na cola do Sport, conquistando 10 pontos.
Nota de corte
Em três das quatro edições disputadas sob a chancela da CBF, a “nota de corte” foi 10 pontos. Somente um time se classificou entre os três melhores segundos colocados com menos que isso. Em 2015, o Campinense avançou com 8 pontos. Nas outras edições (2013, 2014 e 2015), os três segundos colocados classificados fizeram 10 pontos ou mais. Mas o torneio de 2016 acabou com a blindagem dos 10 pontos. Naquele ano, quatro vice-líderes (e até um terceiro colocado) alcançaram esta pontuação, ou seja, um deles ficou de fora. A vaga foi decidida pelo saldo de gols, no que o Fortaleza não pode confiar por enquanto (tem zero gol de saldo e só um marcado). Conclusão: para o Tricolor, a meta não pode ser menos que 11 pontos.

E agora
Passaram-se apenas duas rodadas de um total de seis, mas, hoje, o Fortaleza tem menos pontos que quatro vice-líderes. Ignorando, nesse panorama, a atual terceira colocação no grupo, que o eliminaria automaticamente. Sport (6 pontos) e Campinense (4) já têm uma vantagem considerável, e CSA e Botafogo-PB também têm mais de 2 pontos (ambos somam 3). Em sua campanha, o Fortaleza ainda joga, na sequência, contra Moto Club (em casa e fora), Altos (em casa) e Bahia (fora). Se não quiser chegar à última rodada precisando pontuar contra o Bahia em Salvador, precisa vencer os três próximos jogos. Não é uma tarefa das mais difíceis, mas também não há margem para erro. Nem em gramado ruim.

Próximo jogo
O time de Hemerson Maria volta a campo amanhã, quando vai ao Junco visitar o Guarany de Sobral pelo Campeonato Cearense. O Tricolor é o vice-líder com 10 pontos, dois atrás do Ceará. Já o Cacique do Vale ocupa a vice-lanterna, com 4 pontos, um a menos que o Maranguape, primeiro fora da zona de rebaixamento. Pela Lampions League, domingo, o time recebe o Moto Club.

COM INFORMAÇÕES O ESTADO
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92.026.830 CLARO (88) -98602540 9 TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário