terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CEARÁ - Primeira Liga vai render pelo menos o dobro por jogo ao Ceará em relação à Copa do Nordeste

Fora da Copa do Nordeste de 2017 por ter ficado na quinta colocação no Campeonato Cearense do ano passado, o Ceará está confirmado na Primeira Liga, que terá a sua segunda edição disputada na próxima temporada. 
A competição, que em 2016 foi comercializada por apenas 5 milhões de reais e teve o Fluminense como campeão, foi comprada pela Rede Globo por 69 milhões de reais até 2019 (23 milhões anuais) e ano que vem vai reunir 16 clubes em quatro grupos de quatro equipes, com classificação dos campeões para a fase semifinal.
Ao contrário da Copa do Nordeste, quando cada clube entra em campo seis vezes na fase inicial, na Primeira Liga o clube faz metade disso, exatos três jogos. O Ceará, por exemplo, está no grupo B e visita América-MG e Grêmio e entre as duas partidas recebe o Flamengo, no Castelão.
A divisão de cotas da Primeira Liga obedece a três critérios. O primeiro é distribuir 50% do dinheiro disponível de forma igualitária para os 16 participantes. O segundo é dividir 25% de forma a premiar clubes com mais audiência e os 25% restantes de acordo com o desempenho na competição. Justamente por não concordarem com essa divisão que Atlético-PR e Coritiba desistiram de participar. Como fundadores, a exigência era receber o mesmo do que o Flamengo, que será beneficiado na divisão da verba por audiência.
Assim, se há a lamentação por não participar da Copa do Nordeste pelo critério técnico e tradição da competição em que tem ido muito bem desde 2013, o Ceará não sentirá falta da cota de 660 mil reais que a Liga do NE vai repassar aos clubes pelos seis jogos  na primeira fase em 2017 (110 mil por encontro). Na Primeira Liga,  a diretoria do Alvinegro já trabalha com o recebimento de valores superiores, algo em torno de 230 mil reais por jogo. Além disso, há também a verba por participação por audiência e aumento real de premiação caso avance para as semifinais e finais do torneio.
Já o fato de fazer apenas uma partida em casa na primeira fase da Primeira Liga contra três na Copa do Nordeste é relativizado em função do Flamengo ser o adversário, situação que deve compensar a renda que seria conseguida com os três jogos somados  no Nordestão como mandante.

COM INFORMAÇÕES DO O POVO
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92.026.830 CLARO (88) -98602540 9 TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário